PORTES GRÁTIS: a partir de 40€ em compras | ENVIO DISCRETO e em até 48 HORAS.*

Amor e Desejo - Podem estas duas Realidades Coexistir?

Escrito em 16 de Junho de 2021

Amor e Desejo - Podem estas duas Realidades Coexistir?

Amor e desejo, duas realidades que tanto queremos vivenciar em simultâneo numa relação.

Afinal, quem de nós não ambiciona desejar a pessoa com a qual tem uma profunda ligação emocional?

Nas relações amorosas, ao longo dos anos existe uma tendência para que o desejo esmoreça, criando espaço para o conforto e a segurança que o amor reconhece como essenciais. Muitas pessoas acham, inclusivamente, que o amor e o desejo não podem existir em conjunto numa relação, uma vez que a convivência habitual de uma relação duradoura, em muitos casos, faz o desejo esmorecer.

     
Esta tendência tem por base duas premissas: a primeira é a de que o amor pressupõe estabilidade, conforto, segurança, proteção; e a segunda é a de que  o desejo, por sua vez,  pressupõe novidade, aventura e uma certa imprevisibilidade. Assim, percebemos como estas duas realidades se mantêm vivas e crescem com diferentes alimentos.


Como entende Esther Perel, terapeuta de casais, o desejo necessita de espaço, o desejo é criado no espaço entre nós e o outro. É como se o oxigénio do desejo  para que o desejo respire fosse, na realidade, esse mesmo espaço. Por isso, a perda de individualidade numa relação, a "fusão" com o outro pode ser uma das causas deste dilema.

Será que existe forma de equilibrar aqueles dois por forma a deixá-los coabitar? Como mantemos o desejo e lhe damos o oxigénio necessário à sua vida sem retirar a proximidade que alimenta o amor? E como manter essa segurança e conforto que o amor requer trazendo, ao mesmo tempo, novidade e aventura que o desejo tantas vezes reclama?

• Mantendo e alimentando a nossa individualidade. Manter a nossa individualidade, cuidar de nós, dos nossos gostos, autoconhecermo-nos, cuidar das nossas relações é essencial para manter esta individualidade;


• Olhando para o/a parceiro/a com curiosidade, perguntando-te "O que posso descobrir sobre ti hoje?". Nós somos seres em constante evolução, por isso, a pessoa que somos hoje não é exatamente a mesma que seremos amanhã e com o/a nosso/a parceiro/a acontece o mesmo. Esta nova visão decorre, em muito, do nosso autoconhecimento porque, quando nós percebemos que temos sempre algo novo a descobrir sobre nós mesmos/as, entendemos melhor que o outro também terá sempre algo novo a desvendar;


• A curiosidade que impulsiona o desejo, também pode ser vivida no âmbito da vivência sexual. Podes perguntar-te "O que posso descobrir de novo sobre o/a meu/minha parceiro/a hoje?" numa ótica sexual. Mesmo sexualmente, temos sempre algo de novo a ser descoberto sobre nós e sobre a pessoa com quem estamos, por isso trazer esta nova visão aos momentos de troca sexual pode trazer mais alimento ao desejo na relação;


• Criando, com regularidade, momentos com a intenção de conectar com o outro. Estes momentos podem conter a inovação que o desejo precisa, uma vez que saem da rotina e, ao mesmo tempo, fomentam a ligação emocional e a empatia que traduzem o amor. A título de exemplo: jantares românticos a dois com tempo onde estão os dois completamente presentes e entregues ao momento; uma noite na semana em que tenham mais tempo para explorar a sexualidade um do outro de forma mais profunda e intensa; momentos em que dão se a conhecer mais um ao outro a nível emocional, através de partilhas. Enfim, existe uma infinidade de hipóteses, por isso, podem dar asas à vossa imaginação!


• Trazendo aventura e novidade para a relação, por exemplo, através da realização de novas fantasias sexuais. adicionando novos brinquedos sexuais na relação, mandando mensagens com contéúdo erótico - que vai estimular o o desejo e, ao mesmo tempo, a comunicação e parceria;


• Mantendo o contacto físico e o erotismo no dia-a-dia e não apenas durante o ato sexual, como o beijo de língua e o toque  mais sensual (este contacto, muitas vezes, estimula o desejo e a conexão entre o casal).


Afinal o desejo e o amor podem coexistir?

Se o intencionarmos e trabalharmos para equilibrar estas duas forças, aparentemente, antagónicas, a minha resposta é: SIM!

 

Joana Aguiar
Coach | Sexualidade, Relacionamentos e Amor-próprio

Para agendamento de sessões e dúvidas
Email: joanaaguiar.sessoes@gmail.com
Instagram: @joana_fsaguiar

  

 

SUGESTÕES HI PLEASURE PARA ESQUENTAR A RELAÇÃO:

Apimente o jantar romântico com:

Magnifique Pulseira Algema - Pulseiras elegantes para qualquer ocasião e algemas para seus momentos de paixão. Surpreenda entregando, com consentimento, o poder de dominação para a outra pessoa.



Jan Egg - Uma brincadeira muito excitante, coloque o brinquedo na cueca ou dentro do canal vaginal e entregue o comando para o seu parceiro(a). Ele(a) terá o poder sobre o que você sentirá sem ninguém perceber, aumentando a temperatura de ambos!

Intensifique o momento de conexão e intenção com:

Shunga Organica - Óleo de massagem sensual com propriedades estimulantes naturais. Massagem é a forma física de demonstrar amor e despertar o desejo.


Para trabalhar a maior compreensão e (re)conexão do relacionamento:
Sessões de terapia para casal.

 

 

Dúvidas? Entre em contacto connosco pelo e-mail contacto@hipleasure.pt ou pelo instagram @hipleasure.pt, será um prazer ajudar!


Hi Pleasure Boutique Íntima - Página destinada a maiores de 18 anos.

O conteúdo deste site destina-se em exclusivo a público adulto. Como tal, está interdito a menores de 18 anos.

Sim, tenho mais de 18 anos Sair